CAMPANHA PELAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Abrace essas Dez!

 

Ascom SEA

por Julia Aquino

 

A campanha Defenda as Espécies Ameaçadas – Abrace essas Dez!, lançada em setembro de 2011, é destinada à conservação de dez espécies da fauna apontadas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) como as mais ameaçadas de extinção no território fluminense devido a ações do homem, como desmatamentos e caça.

 

A lista da SEA inclui a ave jacutinga, o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia, o mico-leão-dourado, o muriqui, a preguiça-de-coleira, o surubim-do-paraíba e o tatu-canastra. A maioria das espécies é originária da Mata-Atlântica, um bioma rico em biodiversidade que cobre mais de 20% do território fluminense.

 

Divulgar a lista dos animais em perigo é o primeiro passo para que a sociedade se envolva em iniciativas de conservação das espécies. A campanha tem também o objetivo de despertar na sociedade e no poder público a necessidade da elaboração de políticas de proteção à biodiversidade.

 

A campanha também tem o propósito de apoiar, com recursos financeiros, medidas compensatórias e projetos de conservação como, por exemplo, o da ONG Ecoatlântica, voltada para pesquisas sobre o macaco muriqui.

 

MURIQUI É O CANDIDATO OFICIAL DO ESTADO DO RIO A MASCOTE DAS OLIMPÍADAS DE 2016

O macaco muriqui, o maior primata das Américas e ameaçado de extinção, é o candidato oficial do Estado do Rio a mascote das Olimpíadas de 2016. A solenidade de lançamento foi realizada em outubro de 2010 no Parque Lage, pelo secretário estadual do Ambiente (SEA), Carlos Minc e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Atualmente, ela estima que existam apenas 300 exemplares. Ameaçado pela fragmentação do habitat, caça, doenças exóticas e parasitas, o muriqui (Brachyteles arachnoides) é caracterizado pela sociabilidade e pelos hábitos solidários e pacíficos. O muriqui já é o símbolo do Parque Estadual do Desengano e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A ONG produziu, com patrocínio da EBX, um vídeo de 12 minutos com depoimento de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Camila Pitanga. Isabel Fillardis, Marcos Pasquim, Marcos Frota e Sergio Marone também falaram no encerramento da solenidade. Frota informou que está criando, junto com o diretor Jorge Fernando, um espetáculo baseado no muriqui, que deverá ser apresentado no ano que vem, coincidindo com a Rio+20.

 

Para mais informações: www.muriqui2016.com.br

 

Anúncios