Mutirão recolhe lixo na Praia Vermelha

Secretário do Ambiente participa de atividade de educação ambiental e apresenta Programa Sena Limpa para população

 

Ascom SEA

por Rodrigo Burgos

 

Com o recolhimento de grande quantidade de lixo em alto mar e na areia e a promoção de oficinas de educação ambiental e exposição de fotos, foi promovido hoje (11/8) um mutirão de conscientização ecológica na Praia Vermelha, na Urca (Zona Sul), com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

 

Promovido pela Rede de Educação Ambiental Marinha (Reamar), o mutirão contou com a participação do secretário do Ambiente, Carlos Minc, que apresentou, com auxílio de um Mapa o Programa Sena Limpa, de recuperação ambiental de seis praias da capital: Urca, Leme, Ipanema, Leblon e São Conrado, na Zona Sul, e Praia da Bica, na Ilha do Governador

 

Lançado no primeiro semestre deste ano, com o apoio da Prefeitura do Rio, o programa deverá estar concluído até dezembro de 2014. As obras de saneamento – basicamente construção de novas redes de esgotamento sanitário, para evitar a proliferação de línguas negras nessas praias – serão concluídas por etapas. As intervenções na Praia da Urca têm previsão para conclusão em outubro de 2013.

 

O secretário Carlos Minc elogiou a mobilização de conscientização ambiental promovida pelo mutirão: “Não adianta tratar sem educar. Temos que tratar das praias educando, para conscientizar a população sobre a importância de se evitar jogar lixo nas areias e no mar, preservando os ecossistemas”.

 

Cedo pela manhã, com o auxílio de embarcações, o lixo flutuante começou a ser recolhido em alto mar dos arredores da Ilha de Cotunduba, onde boa parte acaba presa em pedras e costões, por mergulhadores das entidades que integram a Reamar: Clube Carioca de Canoagem, Kayak Carioca, Projeto Grael e Clube de Canoa Polinésia do Brasil. Enquanto isso, na orla, voluntários recolhiam o lixo espalhado pela areia e costões da Praia Vermelha.

 

Em paralelo, foram montadas na orla seis tendas de educação ambiental, com a promoção de oficinas para reaproveitamento de materiais recicláveis, de compostagem e produção de adubo orgânico, de plantio natural em garrafas PET e de educação ambiental para crianças – além de uma exposição de fotos do lixo no mar e de animais vitimados pelo contato com detritos flutuantes.

 

Segundo os organizadores, mutirões semelhantes, de educação ambiental, serão promovidos uma vez por mês, até o fim de 2012, de forma alternada, em duas praias do bairro: Urca e  Praia Vermelha.
A gerente de Educação Ambiental do Inea, Pólita Gonçalves, destacou a importância do mutirão: “O objetivo dessas ações é a limpeza do fundo do mar, dos costões, das areias e, principalmente, sensibilizar as pessoas para o uso sustentável das praias”.

Foto Luiz Morier

 

Anúncios