SEA demole laje sobre rio em Niterói

Construção irregular causava inundações em região de Itaipu em épocas de chuvas fortes

Ascom SEA

Julia de Aquino

 

Com o apoio do 12º. Batalhão de Polícia Militar, a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA) demoliu hoje (29/08) uma laje em construção sobre o Rio João Mendes, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, que nos períodos de chuvas fortes causava alagamentos e inundações.

Segundo o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, a laje funcionava como uma verdadeira barreira de água, trazendo frequentes danos e prejuízos às residências e estabelecimentos comerciais do entorno. “No período das chuvas, essa laje chegava a causar inundações de até dois metros de altura, alagando estradas e rua na faixa marginal do rio”, disse.

O proprietário da futura residência onde a laje estava sendo construída, Sebastião de Araújo, já havia sido multado pela antiga Serla (atual Instituto Estadual do Ambiente). A multa, porém, nunca foi paga. Hoje, a laje irregular em construção foi demolida, e o Governo do Estado vai mover Ação Civil Pública contra o infrator para ressarcimento do que foi gasto na operação da Cicca.

Com aproximadamente 8 km de extensão, o Rio João Mendes é o principal contribuinte da Laguna de Itaipu. Segundo Padrone, a ação de hoje mobilizou moradores locais que se encontram em situação semelhante a procurar a SEA para regularizar suas propriedades. Alguns desses moradores, inclusive, solicitaram à equipe da Cicca a demolição de pontes, passarelas e outras lajes construídas irregularmente na região.

“Essa operação fez com que a proprietária do imóvel vizinho ao da laje derrubada, por exemplo, concordasse com a retirada de vigas que serviam como sustentação de uma antiga laje nos fundos de sua residência. Além da solução do problema, este acordo propiciou à moradora o arquivamento de seu processo junto ao Inea, sem gerar nenhum ônus para ela”, afirmou Padrone.

foto Luiz Morier

Foto Luiz Morier

Anúncios