Secretaria do Ambiente e Inea comemoram Dia da Árvore

Palestras, oficinas de reciclagem e plantio simbólico marcaram festejos em prol das florestas

Ascom SEA

por Isabela Vasconcellos

Nesta sexta-feira (21/9), uma programação diversificada em comemoração ao Dia da Árvore foi preparada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Palestras com aspectos históricos, biológicos e culturais sobre a árvore foram ministradas por integrantes da Superintendência de Educação Ambiental, órgão da SEA, em parceria com o Instituto Casa do Pau Brasil.

Com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, cerca de 50 jovens, entre crianças e adolescentes, da Escola Municipal Júlia Lopes e da Escola Estadual Euclides da Cunha, participaram de oficinas de reciclagem e de uma dança sagrada para celebrar a chegada da primavera, promovidas na sede da SEA. Com sua tradição e história vindas dos índios, a dança significa a celebração e a consagração do homem com a natureza.

Em seguida, os alunos fizeram o plantio simbólico de uma muda, recebendo uma carteirinha de Amigo do Pau-Brasil.

Segundo Minc, “todo dia é o Dia da Árvore e todo dia é dia de educação ambiental, ensinando os alunos a fazer reciclagem, plantar, saber o que é lixão, cuidar de uma lagoa. Educação ambiental é mudança de comportamento. Eles não têm só que plantar, mas adotar uma árvore e regar. A gente tem que cuidar da árvore como cuidamos dos nossos amigos”.

O secretário ressaltou que o Rio de Janeiro é o estado que menos desmata a Mata Atlântica. “Vamos plantar 34 milhões de árvores até os Jogos Olímpicos de 2016. Esse plantio, além de captar e abater as emissões de carbono, ajuda a proteger os recursos hídricos e garantir água de melhor qualidade. Garante também a preservação da fauna, como, por exemplo, o muriqui e diversas espécies que perderam suas casas, a floresta.”

Anúncios