Secretaria do Ambiente apresenta agenda sustentável para órgãos de governo

Subsecretários estaduais participam de reunião para disseminar campanha A3P pela administração pública do Rio de Janeiro

Ascom SEA

por Rodrigo Burgos

 

Fotos: Luiz Morier

 

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, apresentou para os subsecretários estaduais do Rio de Janeiro, em reunião na sede da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que visa a minimizar ou eliminar os impactos negativos nos locais de trabalho.

A A3P é uma agenda para promover os princípios da sustentabilidade que viabilizam o desenvolvimento de ações para o uso racional dos recursos naturais, como a separação e destinação dos resíduos sólidos e o estímulo à reflexão e à mudança de atitude dos servidores em prol do meio ambiente.

O secretário Carlos Minc, a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, o subsecretário-executivo do Ambiente, Luiz Firmino, e a coordenadora da A3P e Agenda 21, Karla Matos, apresentaram um resumo do programa, discutiram realizações sobre a A3P no Estado e falaram sobre as ações realizadas no prédio da SEA e do Inea que atendem aos eixos da agenda ambiental.

A próxima etapa do programa inclui a realização de oficinas de capacitação e implantação da A3P em todas as secretarias de estado e a capacitação de grupos dentro de cada secretaria para efetivar a implantação do programa.  A primeira oficina, prevista para novembro, mostrará o passo a passo da A3P, abordando o programa Compra e Construções Sustentáveis.

Os subsecretários que participaram da reunião receberam uma cópia do decreto de Compra e Construções Sustentáveis e um kit contendo a programação visual e as camisetas do programa A3P.

Segundo Minc, os servidores têm papel fundamental na expansão do programa às demais secretarias: “O passo mais importante deve ser sempre a conscientização do servidor em relação à importância do programa“.

Os cinco passos principais da A3P

1-   O uso racional dos recursos naturais e bens públicos;

2-   Gestão adequada dos resíduos gerados;

3-   Qualidade de vida no ambiente do trabalho;

4-   Sensibilização e capacitação dos servidores;

5-   Licitações sustentáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s