Programa Elos de Cidadania promove mostra de trabalhos na UERJ

Foto: Luiz Morier

Ascom SEA

por Rodrigo Burgos

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente envolve ações de intervenção socioambiental através do ambiente escolar

 A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi palco hoje (31/10) da 5ª Mostra Final Elos de Cidadania do Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Uerj.

Participaram do evento 270 cursistas das 56 escolas cadastradas nos 14 polos envolvidos na mostra final, que elaboraram um diagnóstico das vulnerabilidades socioambientais tanto do espaço e comunidade escolar, quanto do entorno da escola, apresentando os resultados das intervenções realizadas ao longo do Elos de Cidadania.

O saguão do 9º andar da Uerj foi tomado por apresentações culturais artísticas e mostras de trabalhos artesanais voltados para a temática socioambiental e de educação no processo de gestão ambiental. Na cerimônia de abertura da mostra, foram ainda lançadas as versões em DVD dos livros didáticos do curso de formação do Programa Elos de Cidadania para portadores de deficiência visual e auditiva.

Ao abrir o evento, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, destacou que a participação escolar na educação ambiental é fundamental para a formação de uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida. “Cada escola tem que ser um centro de práticas inovadoras, um polo irradiador de ideias que possam chegar a todos que vivem ao redor das escolas. Teremos, assim, uma vida melhor”, disse.

Também participaram da abertura da mostra na Uerj, entre outros, a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, o coordenador acadêmico do programa, João Pedro Vieira, a coordenadora pedagógica do programa, Marilene de Sá Cadei, e o professor João Regazzi, representando a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Lara Moutinho destacou a importância do exercício da cidadania a partir do espaço pedagógico. “O Elos de Cidadania é um projeto que leva a escola a pensar o ambiente em que está inserida, a pensar nos problemas sociais e ambientais e a ter uma gestão participativa na busca de soluções para esses problemas.”

Para a coordenadora pedagógica do programa Elos de Cidadania, Marilene de Sá Cadei, a mostra final dos trabalhos promovidos pelo programa “é a realização de um ciclo fértil de atividades que buscam ampliar as possibilidades de intervenção e controle social sobre a gestão ambiental pública”.

Criado em 2007, o programa Elos da Cidadania tem por objetivo debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados, com a participação de estudantes, professores e demais moradores.

Foto: Luiz Morier

Anúncios