SEA inaugura exposição fotográfica de espécies ameaçadas em parque estadual

SSEA inaugura exposição fotográfica de espécies ameaçadas no Parque Estadual do Desengano

Ascom SEA

por Isabela Vasconcellos

Em comemoração ao aniversário de 43 anos da unidade de conservação em Santa Maria Madalena, SEA e Inea lançaram mostra de campanha por dez animais com risco de extinção

Para celebrar o aniversário de 43 anos do Parque Estadual do Desengano, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguraram, na última quinta-feira (11/4), na sede do parque, em Santa Maria Madalena, uma exposição sobre a campanha Defenda as Espécies Ameaçadas de Extinção – Abrace essas Dez!.

A exposição é composta pelas 15 fotografias vencedoras do Concurso Fotográfico Abrace Essas Dez! e fotos de dez espécies ameaçadas de extinção no Estado do Rio de Janeiro.

A lista da SEA inclui a ave jacutinga, o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia, o mico-leão-dourado, o muriqui, a preguiça-de-coleira, o surubim-do-paraíba e o tatu-canastra.

Participaram da solenidade a chefe do parque, Maria Manoela Alves, o prefeito de Santa Maria Madalena, Fernando César Diaz André Duarte, e a gerente da Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Gepro/Inea), Patrícia Figueiredo.

Representando a SEA, Ana Karina Gomes, da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, apresentou a campanha e a exposição, e ainda ressaltou a importância do evento para a população do Estado do Rio de Janeiro.

“Entendemos que é preciso conhecer para conservar. Por isso trouxemos a exposição fotográfica Abrace Essas Dez! com as imagens de dez espécies ameaçadas e seus habitats. Desta forma, a sociedade se sente mais próxima desses animais e se sensibiliza a preservar o meio ambiente. A ideia é que a exposição percorra todos os parques estaduais”, disse.

Lançada em setembro de 2011, pela Secretaria de Estado do Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, a campanha Defenda as Espécies Ameaçadas de Extinção – Abrace Essas Dez! visa à mobilização e ao engajamento da sociedade na luta pela preservação das espécies ameaçadas de extinção da fauna fluminense.

A exposição ficará na sede do Parque Estadual do Desengano até o final de agosto, e fará parte do roteiro de visitação da Festa Literária de Madalena.

Anúncios