Trilha Transcarioca apresenta a exuberância do Rio

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Com 180 km de extensão, roteiro por paisagens deslumbrantes atravessará parques estadual, federal e municipais do Rio

 Ascom SEA

Sandra Hoffmann

A exuberância da cidade do Rio de Janeiro poderá ser apreciada por outros ângulos através da Trilha Transcarioca – projeto apresentado hoje (24/04) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. Com 180 km de extensão, o trajeto terá início em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e terminará no Morro da Urca, na Zona Sul, passando pelos parques estadual da Pedra Branca e Nacional da Tijuca, além de cinco unidades de conservação municipais.

O projeto deve ficar pronto até a Copa do Mundo de 2014. Ao percorrer trecho que fará parte da Trilha Transcarioca, de aproximadamente 1,5 km – que começou na Vila Militar de Copacabana e terminou no topo do Morro da Babilônia, o secretário Carlos Minc destacou que a ideia do projeto Trilha Transcarioca é realmente a integração. Segundo ele, a viabilização dessa iniciativa foi possível devido à integração das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

“Serão 180 quilômetros de beleza. Cada lugar vai estar sinalizado, informando quais as árvores e quais os pássaros que estão presentes na região. Nós também pretendemos inserir a trilha no circuito de educação ambiental das escolas”, explicou Minc, que percorreu o trecho acompanhado do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, do secretário-executivo do Mosaico Carioca, Celso Junius, e do chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiro de Castro.

André Ilha destacou que a Trilha Transcarioca vai atravessar o Município do Rio de Janeiro desde a Ponta do Picão, em Barra de Guaratiba, até a Urca, ao pé do Pão de Açúcar. Segundo ele, o trajeto vai reunir trechos de trilhas já existentes, tanto no Parque Estadual da Pedra Branca quanto no Parque Nacional da Tijuca e em diversos parques municipais.

“O objetivo é ter esse circuito integrador de caminhada por toda a cidade. Para o visitante externo, é uma oportunidade de conhecer toda a cidade de uma vez ou em parte, fazendo um trajeto de cada vez. Para o morador da cidade, será uma oportunidade de conhecer melhor o seu quintal, a sua própria casa”, disse André Ilha.

Já o chefe Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiro de Castro, destacou que a iniciativa também tem por finalidade a preservação da biodiversidade ao estimular a formação de corredores florestais.

Para Celso Junius, a Trilha Transcarioca é uma iniciativa importante para cidade porque vai unir parques administrados pelas três esferas de governo de maneira articulada. “A trilha passa pelos principais atrativos da Cidade do Rio de Janeiro, tais como o Pico da Pedra Branca, o Açude do Camorim, o Pico da tijuca, a região do Parque Lage e tantos outros atrativos da nossa cidade”, acrescentou.

Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso

Após percorrer o trecho que fará parte da Trilha Transcarioca, o secretário Carlos Minc participou da mesa de abertura do Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso, no auditório do RioZoo, na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, acompanhado do subsecretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Altamirando Fernandes Moraes.

Participam do encontro, que terminará na próxima sexta-feira (26/04), montanhistas, excursionistas, pesquisadores, gestores e especialistas. Além de debates sobre o projeto Trilha Transcarioca, serão realizadas oficinas e visitas técnicas com foco no desenvolvimento do projeto.

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s