José Eli da Veiga lança livro da SEA sobre perspectivas de nova ordem econômica

Flor Jacq

Economista da USP analisa descompasso entre governança global de desenvolvimento e governança global ambiental

Foto Luiz Morier

Como conciliar a necessidade de incrementar o desenvolvimento global e diminuir as desigualdades entre os países e regiões sem comprometer, de forma irreversível, seus fundamentos naturais é a principal questão levantada no livro A Desgovernança Mundial da Sustentabilidade, de José Eli da Veiga, professor do Departamento de Economia da USP, lançado hoje (28/5) na sede da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

Motivado pelos debates, expectativas e conflitos da Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, o novo livro de José Eli reúne e analisa informações de várias fontes, apontando o descompasso ou o “grau do divórcio” – como assinalou o autor – entre a governança global de desenvolvimento e a governança ambiental global.

Participaram do debate de lançamento o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, o cientista político e jornalista Sergio Abranches e o embaixador Marcos Azambuja, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Segundo Marcos Azambuja, o livro “cumpre o papel de esclarecer e de não deixar o entusiasmo esmorecer, afinal, todos temos um plano B, mas não temos um planeta B”.

Para o secretário Carlos Minc, que tem doutorado em Economia do Desenvolvimento na Universidade de Paris, o livro passa por diversas questões fundamentais do complexo debate sobre desenvolvimento econômico e sutentabilidade climática.

“Em 130 páginas, José Eli redescute teses, fala de excessos e limites, e aborda modelos de desenvolvimento social. Ele nos provoca, por exemplo, a avaliar porque na ONU a pauta ambiental tem tratamento diferenciado da econômica”, disse Minc.

“Direto ao ponto! Sem firulas acadêmicas!”, foi como Sérgio Abranches definiu o livro A Desgovernança Mundial da Sustentabilidade.

Foto Luiz Morier

Foto Luiz Morier

Anúncios