SEA COMBATE PESCA ILEGAL NA LAGOA DA ARARUAMA

Blitz promovida no primeiro dia dos três meses de defeso visa a favorecer a reprodução e o crescimento de peixes

Ascom Sea

Sandra Hoffmann

AABLITZ 13

Foto: Luiz Morier

Três embarcações e diversas redes para a pesca apreendidas e quatro pescadores advertidos. Este foi o saldo da blitz ecológica deflagrada hoje (1/8) pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) nos municípios de Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para coibir a pesca no primeiro dia de defeso total da Lagoa de Araruama.

A operação tem por objetivo evitar qualquer tipo de pesca na Lagoa de Araruama. Por 90 dias, até 31 de outubro, a atividade está proibida na lagoa para favorecer a reprodução e o crescimento de inúmeras espécies de peixes. Atualmente, existem 16 espécies catalogadas na lagoa, dentre as mais comuns, a tainha, a perumbeba, o robalo e o camarão.

Chefiada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da SEA, a ação teve o apoio da Polícia Ambiental (CPAm) e de agentes da Fiscalização Ambiental das prefeituras de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Liderada pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, a ação mobilizou cerca de 20 pessoas, entre policiais e agentes da Cicca e das prefeituras envolvidas, com o auxílio de quatro botes.

As equipes deram início à fiscalização no início da manhã, na Lagoa de Araruama na altura do bairro Ponta da Areia, no Município de São Pedro da Aldeia, quando flagraram quatro pescadores em plena atividade, sem respeitar o defeso.

O secretário Carlos Minc disse que a operação tem o objetivo de garantir peixe em quantidade e num bom tamanho para o pescador e para a população.

“Hoje, a tainha, por exemplo, está pesando entre 600 e 700 gramas. Depois do período do defeso, o peso dela pode chegar a 1,2 kg. Esse período de defeso é inédito, será por um período de 90 dias. Os pescadores conscientes estão apoiando a iniciativa, mas outros não. Daí o objetivo desta operação, que hoje, no primeiro dia de defeso, tem caráter educativo. As redes apreendidas hoje serão devolvidas para os pescadores ao final do período de defeso. A gente quer estimular uma atitude que é boa para o meio ambiente. Os peixes têm um ciclo que precisa ser respeitado”, explicou Minc, acrescentando que a fiscalização se estenderá para pontos de desembarques de pesqueiros e também para pontos de venda de peixes.

Ao ressaltar que o Governo do Estado vem investindo no saneamento da Região dos Lagos, Minc disse que serão aprovados, em breve, recursos de aproximadamente R$ 4 milhões para se investir no aprimoramento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Esperança, em Cabo Frio, que passará a ter tratamento de esgoto em nível terciário: “Ao ser qualificada em nível terciário, a ETE passará a tratar 98% do esgoto”.

Segundo a secretária municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, na tentativa de aumentar a quantidade de pescado no ecossistema, optou-se pelo defeso total da Lagoa de Araruama.

Por mês, são capturados na Lagoa de Araruama cerca de 80 toneladas de pescado. Ela advertiu que, quem for flagrado pescando e estiver cadastrado para receber o seguro-defeso, no valor mensal de um salário mínimo (R$ 680), perderá esse direito.

Segundo o chefe da Cicca, coronel José Maurício Padrone, a penalidade para quem descumprir a ordem será uma advertência, seguida de recolhimento do material e multa.

“A partir de amanhã (2/8), quem for pego descumprindo a medida, será conduzido para a delegacia, podendo responder por crime ambiental, além de ter seu material apreendido e pagar multa pelo descumprimento”, disse Padrone.

Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Pesca do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Francisco da Rocha, o “Chico Pescador”, pelo menos 90% dos pescadores aceitaram e aprovaram a iniciativa. “Os pescadores estão ligando para se informarem, parabenizando e apoiando a iniciativa”, ressaltou.

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s