SECRETARIA DO AMBIENTE REALIZA BLITZ EM CASA EM SÃO GONÇALO QUE MANTEM CÃES EM CATIVEIRO

Policiais flagraram 40 animais amontoados em pequeno quintal e vivendo em situação precária de higiene

Ascom SEA

» Isabela Vasconcellos

foto 4

A partir de denúncia de maus tratos a animais, fiscais da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), e policiais do setor de veterinária da Polícia Militar Ambiental realizaram, nesta segunda-feira (19/8), vistoria em uma residência no Município de São Gonçalo, flagrando cerca de 40 cães que viviam em situação precária e sem condições de higiene.
Os animais ficavam amontoados em um pequeno quintal, alguns presos em correntes e sem espaço para se locomover, e sua comida era guardada num recipiente aberto, ficando exposta a ratos e baratas.

A proprietária do imóvel, Tânia Maria Marques de Souza, 52, foi conduzida para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e notificada para,no prazo de 20 dias, cumprir uma série de exigências, dentre as quais, de acordo com lei municipal de São Gonçalo, possui no máximo dez cães por residência.

No caso de não cumprimento de determinação legal, Tânia de Souza será multada, e os animais apreendidos e conduzidos para o Centro de Controle de Zoonose do Rio de Janeiro, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

 

Segundo o coronel José Maurício Padrone, coordenador da Cicca, os agentes precisam esgotar todas as possibilidades para que a proprietária limpe a área e passe a cuidar melhor dos animais, pois há um vínculo afetivo de Tânia com ele. Caso necessário, o recolhimento dos animais será a última medida a ser tomada.

 

O major veterinário Braga, do CPAm, que esteve no local, disse que a proprietária não tem orientação técnica para cuidar de 40 animais. Alguns dos animais apresentavam quadro de dermatite e magreza. Além disso, a casa não é ideal para a obtenção de boas condições sanitárias e de higiene.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s