SECRETARIA DO AMBIENTE FORMA QUARTA TURMA DA FÁBRICA VERDE DA ROCINHA

Curso reciclagem de computadores já beneficiou 480 jovens da comunidade

Ascom SEA

» Flor Jacq

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

Promovida hoje (6/9), na Biblioteca Parque da Rocinha, a formatura de 120 alunos da quarta turma do projeto de reciclagem de computadores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) foi embalada por apresentações artísticas variadas: valsa, samba, esquete de humor e até poesia. O projeto faz parte do programa Fábrica Verde – unidade Rocinha, da SEA.

Presente ao evento, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, lembrou que há dois anos e meio, quando fora criada a Superintendência de Território e Cidadania (STC) da SEA, responsável pela Fábrica Verde, a ideia era resgatar a qualidade de vida dos moradores de comunidades ocupadas pelo tráfico e o poderio armado.

“Agora o Poder Público não tem mais desculpas. Retomamos e temos que ocupar com serviços, como saneamento, retirada de lixo, ações contra dengue e de saúde. Além de reciclagem, nossos projetos conscientizam e chamam os moradores para participarem. Já formamos mais de 1300 alunos. Estamos em três comunidades e queremos chegar a outras. Tenho certeza de que tudo que está sendo investido aqui retornará ao povo do Rio de Janeiro”, afirmou Minc.

A superintendente de Território e Cidadania, Ingrid Gerolimich, contou que a iniciativa veio acumulando parceiros ao longo do tempo e que as aulas de cidadania e os debates do curso absorveram questões sugeridas pelos moradores das comunidades por onde passam.

“O maior legado das Fábricas Verdes é construir cidadania, é o processo coletivo. Vamos muito além da qualificação técnica. É importante formar pessoas para o mercado de trabalho, mas a comunidade tem que protagonizar as mudanças que deseja. Isso é fazer política junto”, disse Ingrid.

Além do grupo de dança, se apresentaram a Mulher Maracujá, humorista que cantou um funk falando sobre meio ambiente, e o poeta Amendoim, que recitou texto de sua autoria sobre a necessidade da população se organizar e participar das decisões relacionadas à sua comunidade: “Não é preciso fugir de nada. O social é para nós”.

Antes da cerimônia de formatura, foi promovida aula inaugural da quinta turma desta unidade do projeto, na qual foi explicado o conteúdo do curso, além de entregue camisetas e manuais aos próximos 120 alunos.

O programa Fábrica Verde começou em outubro de 2011, no Complexo do Alemão. A cada três computadores inutilizados, um novo é montado e doado para telecentros públicos e gratuitos. Os alunos recebem bolsa no valor de R$ 120. Nesses dois anos, a Fábrica Verde já capacitou 1.320 jovens de três comunidades – 720 do Alemão, 480 da Rocinha e 120 do Salgueiro – e reciclou mais de 1.200 computadores.

Em junho deste ano, a Secretaria do Ambiente assinou um termo de parceria com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), para ofertar de linhas de crédito às pequenas e microempresas montadas pelos ex-alunos da Fábrica Verde e dos demais projetos de reciclagem da STC, como EcoModa, EcoBuffet e o Comunidades Verdes.

Durante o evento, Minc anunciou que no dia 11 de setembro terão inicio obras do programa Sena Limpa em São Conrado. Lançado em 2012, com investimentos de R$150 milhões, o programa, da SEA, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Cedae em parceria com a Rio Águas e a Comlurb.

Em diferentes etapas, estão sendo executadas obras de recuperação ambiental em outras cinco praias: Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador. Na semana que vem serão trocados trechos de tubulões da rede de esgoto de São Conrado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s