SISTEMA DE ESGOTOS DE BAIRROS DA ZONA SUL SERÁ MODERNIZADO

Com recursos da Secretaria do Ambiente para as obras, Cedae usa Tatuzão para escavar solo sem causar transtornos em Ipanema

Ascom SEA

» Sandra Hoffmann

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

A entrada em operação hoje (12/11) do Tatuzão – uma megaperfuratriz que utiliza método não destrutivo – marcou a fase de conclusão do assentamento do novo sistema de esgotos que vai atender a vários bairros da Zona Sul. Esse sistema irá substituir o atual, que envia para o Emissário Submarino de Ipanema, há mais de 40 anos, os esgotos de Copacabana, Botafogo, Glória, Flamengo, Catete e parte do Centro da cidade.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, acompanharam o início dos trabalhos, na areia da Praia de Ipanema, na altura do Posto Nove.

A escavação dos 676 metros do trecho final do novo sistema de esgotamento sanitário de Copacabana está sendo feita com o Tatuzão, que faz a perfuração a mais de sete metros de profundidade, sem afetar a rotina do tráfego na região e sem o risco de provocar acidentes com redes de outras concessionárias. A obra deverá ser concluída em maio de 2014.

Com o emprego desta moderna tecnologia, a Estação Elevatória André Azevedo, em Copacabana, passará a contar com uma nova tubulação que irá conduzir mais de 518 milhões de litros de esgotos por dia ao Emissário Submarino de Ipanema, contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade das praias da Zona Sul do Rio.

 

O secretário destacou que estas obras, associadas às intervenções na Elevatória Parafuso, aceleram as metas do Programa Sena Limpa 2, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, em parceria com a Cedae e a Prefeitura do Rio, que visa a despoluir outras seis praias da cidade do Rio de Janeiro: Pepê, na Barra da Tijuca, Botafogo, Flamengo e Copacabana, na Zona Sul, a orla da Ilha de Paquetá e a Praia da Guanabara, na Ilha do Governador, na Zona Norte.

“O emprego desta técnica permite que você faça esse trabalho causando menos impactos para a população e para o trânsito da região. O Tatuzão vai perfurar um túnel com extensão superior a 650 metros, sem a necessidade de abertura de valas e sob a Rua Rainha Elizabeth, uma das principais vias de ligação entre Copacabana e Ipanema. Na semana passada, nós aprovamos, a pedido do Wagner Victer, mais R$ 4,5 milhões para a reforma da Elevatória do Parafuso, em Copacabana. Então, combinando a obra da elevatória do Parafuso com esta obra, nós vamos acelerar as metas da Sena Limpa 2, que vai contemplar as praias de Botafogo, Flamengo e Copacabana”, explicou Minc.

Minc lembrou que as intervenções do Programa Sena Limpa 1 – que contempla as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Leme, Urca/Vermelha e Praia da Bica, na Ilha do Governador – estão avançando e já apresentam bons resultados:

“O Sena Limpa 1 está avançando, como nas obras que fizemos em parceria com a Cedae e a prefeitura para canalizar os esgotos da Cruzada São Sebastião e do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que caíam no Canal de Jardim de Alah e que agora vão para o Emissário Submarino de Ipanema. Com isso, as águas da Praia de Ipanema estão 60% do tempo mais balneáveis”, disse o secretário do Ambiente.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, afirmou que o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 15 milhões no novo sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul, e explicou como será feito o trabalho de perfuração:

“Primeiro, nós fizemos um poço para a entrada do equipamento. Em seguida, o Tatuzão faz a escavação dos túneis onde os operários farão a instalação dos tubos de concreto de alta resistência, interligando até a elevatória André Azevedo, em Copacabana. Quando a nova tubulação entrar em operação, estará garantida a segurança de um dos mais antigos sistemas de esgotamento sanitário da Cidade do Rio de Janeiro”, disse Victer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s