REGIÃO SERRANA MAPEIA ROTAS DE FUGA E APOIO EMERGENCIAL EM CASO DE DESASTRE NATURAL

Plano elaborado pela Secretaria do Ambiente, com apoio comunitário, vai se estender para cidades sob situação de risco

Ascom SEA

» Sandra Hoffmann

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

O resultado de um trabalho pioneiro promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com apoio de moradores da Região Serrana, foi divulgado hoje (14/11) pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, para contribuir numa eventual necessidade de desocupação em caso de eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que, em 2011, causaram milhares de mortes e destruições em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

 

 

O chamados Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais foram elaborado a partir do olhar da população e com o apoio técnico de especialistas.

 

O trabalho reúne, entre outros, mapas com detalhes de rotas de fuga, pontos de apoio, levantamento de pessoas que necessitam de cuidados especiais em momentos de alerta, mapeamento dos recursos materiais e humanos disponíveis de ajuda (como motosserras, barcos, bombeiros, médios, enfermeiros), kits contendo imãs de geladeira com orientações para desocupação imediata (como desligar o gás para evitar risco de explosão) e pasta plástica para guardar documentos pessoas que possam ser carregados em situações emergenciais.

 

O resultado desse pioneiro trabalho foi apresentado pelo secretário Carlos Minc, em encontro com representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal e de lideranças comunitárias, na sede do Consórcio Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis – uma das regiões mais castigadas pelas fortes chuvas de 2011.

 

“Foram mapeadas as áreas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Trata-se de uma experiência inédita porque os mapas humanizados foram elaborados com a participação da população. Com isso, a gente cria semente para a cultura da prevenção. Ao conversar sobre o assunto com o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, decidimos que iremos levar esta iniciativa bem-sucedida para todos os municípios do Rio de Janeiro onde haja riscos”, disse Minc.

 

O secretário do Ambiente anunciou que as próximas iniciativas de prevenção serão a construção de parques fluviais ao longo de rios, a ampliação da rede de hidrometria e a intensificação de ações de educação ambiental.

 

Para a elaboração dos Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais, a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, disse que o primeiro passo foi identificar e sensibilizar as lideranças comunitárias, processo fundamental para a construção do trabalho:

 

“O passo seguinte foi a capacitação de 60 monitores socioambientais, através de um curso de 200 horas, ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com a qualificação, esses monitores tornaram-se aptos a ajudar na elaboração desses mapas, ao identificar as rotas de fuga, os pontos de apoio e outras importantes informações. O curso incluiu conhecimentos de gestão ambiental, características físicas da Região Serrana, de percepção de risco, primeiros-socorros, ações de enfrentamento, entre outros, e foi tão bem estruturado que oito monitores prestaram concurso público para agentes ambientais do município, e sete foram aprovados para o cargo”, afirmou Lara.

 

Durante o evento, o secretário Minc e a superintendente Lara Moutinho apresentaram kits contendo ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata e uma pasta plástica impermeável para ser utilizada por moradores em fuga. O mapa e o kit são resultados concretos da ação desenvolvida, em áreas de risco da Região Serrana, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), pelo programa Mãos à Obra, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s