Secretaria do Ambiente promove tratamento biológico de esgoto em Miguel Pereira

Sistema especial de saneamento beneficia região do entorno do Lago Javary, principal atração turística do município; que ganhou também moderno aterro sanitário

 

Ascom SEA

 

 image_gallery (1)

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o prefeito de Miguel Pereira, Claudio Valente Viana, colocaram hoje (16/12) para funcionar o moderno sistema biológico de tratamento de esgoto construído, pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), no entorno do Lago Javary, principal atração turística do município, na Serra do Mar.

 

 

Esse sistema especial de tratamento de esgoto foi o maior investimento público até agora em Miguel Pereira. Esta estação biológica terciária passou a tratar 90% do esgoto antes despejado in natura no Lago Javary. Além da ETE biológica, foram feitas 3.500 ligações domiciliares na região, beneficiando o entorno do lago.

 

 

“O Lago Javary é o principal ponto turístico da cidade. Além de investir na qualidade ambiental de vários rios interligados ao lago, melhoramos o potencial de ecoturismo de Miguel Pereira, que, segundo a ONU, tem o terceiro melhor clima do mundo”, ressaltou o secretário Carlos Minc.

 

 

Após colocar para funcionar a estação de tratamento biológico, Minc e o prefeito vistoriaram o Aterro Sanitário de Miguel Pereira, que passou a operar com mantas impermeabilizantes e 12 drenos para tratamento de chorume. Com o aterro em funcionamento, a prefeitura pôde fechar o lixão da cidade.

 

 

“Com o avanço do saneamento e o fim do lixão, Miguel Pereira passará, no ano de 2014, a receber o terceiro maior ICMS Verde do Estado do Rio de Janeiro, arrecadando R$ 6 milhões”, disse Minc.

 

 

Em sua visita à cidade, Minc pediu ao prefeito Claudio Valente Viana para promover concurso público para reforçar a área ambiental da administração municipal e destinar a totalidade dos R$ 6 milhões do ICMS Verde para a área ambiental e de saneamento. O prefeito se comprometeu a atender ao pedido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s