SECRETARIA DO AMBIENTE ENTREGA LICENCIAMENTO AMBIENTAL AO INSTITUTO VITAL BRAZIL

Entidade comprovou que utiliza recursos naturais sem causar danos ambientais em suas pesquisas de qualidade reconhecida nacionalmente

Ascom SEA

» Rodrigo Burgos

Foto: Luiz Morier

Foto: Luiz Morier

O presidente do Instituto Vital Brazil (IVB), Antônio Joaquim Werneck, recebeu hoje (18/12) das mãos do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a licença de operação IN025485 que comprova que o órgão utiliza recursos naturais nas suas atividades e não causa danos ao meio ambiente.

A licença foi solicitada em 1997, e, após adequações realizadas nos últimos 16 anos, foi finalmente concedida, em 5 de dezembro, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Entre as adequações implementadas, estão a contratação de empresa especializada em recolhimento e descarte de resíduos e a troca das caldeiras antigas por novas, que funcionam por biocombustíveis.

A licença é válida até 2017, quando deverá ser renovada junto ao órgão ambiental fiscalizador do Município de Niterói, onde o IVB está localizado. Segundo o secretário Carlos Minc, o recebimento da licença de operação prova que o Instituto Vital Brazil está extremamente comprometido com as caudas ambientais:

“O Instituto Vital Brazil é um orgulho para nós. Ele ajuda a salvar vidas com as suas pesquisas, mas tinha problemas ambientais, como uma caldeira a óleo que emitia poluição, problemas de esgoto e de lixo hospitalar, e, portanto, não tinha a licença de operação. Isso criava problemas para o instituto receber créditos e investimentos. Agora, eles mudaram tudo. Cuidaram da caldeira, trataram o esgoto, o lixo hospitalar e deram uma grande guinada ambiental, que culmina com o recebimento da licença de operação, que prova que o instituto está OK com o meio ambiente”, afirmou Minc.

O presidente do IVB, Antônio Joaquim Werneck, ressaltou a importância do prêmio para elevar a autoestima dos seus funcionários:

“Nós nos propomos resolver todos os problemas ambientais, e, com muito trabalho, conseguimos. Realizamos as atividades socioambientais rotineiras, e estamos extremamente felizes pelo recebimento da licença, que premia nosso trabalho e comprometimento com as atividades ambientais. Agora, estamos de cara limpa no mercado, de cara limpa junto as órgãos estaduais e federais. Isso muda nossa autoestima, e vamos em busca de novos desafio ambientais”, disse.

PROJETO ÁGUA VITAL

Durante a cerimônia de entrega da licença, funcionários do IVB destacaram o Projeto Água Vital, que possui ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pelo IVB com o objetivo de recuperar uma microbacia composta por dois córregos e algumas nascentes dos morros Vital Brazil, Souza Soares e Cavalão, em Niterói.

Estão também incluídos no projeto o reflorestamento de topos de morros, que visa à criação de um parque florestal urbano e à restauração de áreas degradadas na região. O Água Vital terá duração de 24 meses, com custo de R$ 3,8 milhões – sendo R$ 3 milhões de contrapartida do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria de Estado do Ambiente, e o restante do Instituto Vital Brazil.

Minc elogiou o Projeto Água Vital, afirmando ser uma iniciativa fundamental para as questões ecológicas dessa região de Niterói, ao tratar problemas como desmatamento, a erosão e lixo:

“O Instituto Vital Brazil se relaciona com comunidades que possuem desmatamento, fontes de águas contaminadas e possuem problemas de lixo. Eles pediram então para o Fecam apoio para um trabalho de recuperação das nascentes, de reflorestamento e também da educação ambiental das comunidades, incluindo coleta seletiva de lixo. Tudo que está poluído lá em cima, nas comunidades, e acaba contaminado aqui embaixo. Estamos apoiando com recursos do Fecam, e esperamos repovoar as nascentes com árvores, garantir a água, tirar o esgoto e fazer coleta seletiva com a comunidade”, explicou Minc.

Durante o evento, foi lançado o livro Criando Serpentes, Salvando Vidas, do biólogo Aníbal Melgarejo, que reúne mais de 50 imagens feitas pelo fotógrafo Frederico Figueiredo e fala do trabalho de Aníbal, no serpentário do instituto. Houve também a apresentação do Coral do Vital e de grupo de capoeira do IVB.

O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligado à Secretaria de Estado de Saúde. O instituto é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, sendo um dos quatro fornecedores de soros contra venenos de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s