ETE Pavuna é inagurada com capacidade para tratar 1.500 litros de esgoto por segundo

Nestes três últimos anos como secretário do Ambiente, uma de nossas prioridades foi colocar as estações de tratamento de esgoto (ETEs) do entorno da Baía de Guanabara para funcionar; com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) e na condição da Secretaria de Estado do Ambiente como coordenadora do Pacto pelo Saneamento.

À época do então Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), todas as ETEs estiveram secas, sem tratar um litro sequer de esgoto. Já tínhamos colocado para funcionar a ETE Alegria, no Caju, a maior do entorno da baía, e que está tratando atualmente 2.500 litros de esgoto por segundo. No ano passado, entrou em funcionamento a ETE Sarapuí, na Baixada Fluminense, que está tratando 900 litros de esgoto por segundo.

Ontem, entrou em funcionamento a ETE Pavuna, que, com capacidade para tratar 1.500 litros de esgoto por segundo, já está tratando 750 mil litros por segundo, de cerca de 500 mil pessoas. Com tratamento secundário completo, que trata 92% desse esgoto, a ETE garante a coleta e tratamento de esgoto oriundo dos bairros de Acari, Colégio, Irajá, Vista Alegre, Jardim América, Vigário Geral e Pavuna, na Zona Norte do Rio, e de parte dos municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Com a ETE Pavuna, evitamos que o esgoto de 500 mil pessoas polua a Baía de Guanabara. Com esta nova conquista, passamos de um índice de 13% de tratamento do esgoto que era despejado na Baía de Guanabara, até o final de 2006, para um índice de 45% de esgoto tratado. Ainda há muito por fazer, mas quase metade do esgoto que antes poluía a Baía de Guanabara já está sendo tratado!

Isso mostra o esforço que fizemos para colocar, pela primeira vez, o grosso dos recursos do Fecam para o saneamento ambiental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s