Toma posse Conselho Deliberativo de reserva em Niterói

Articulador da criação de reserva extrativista marinha, Carlos Minc destaca importância da UC e a luta pela sua aprovação

 IMG_4188338210225

Ao participar hoje (12/4) da cerimônia de posse do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, em Niterói, o deputado estadual Carlos Minc destacou a importância ambiental da nova unidade de conservação e a luta que enfrentou, como secretário do Ambiente, para conseguir sua criação:

“Esta é uma vitória histórica de todos os que defendem o litoral e a pesca artesanal. Enfrentamos os donos de embarcações de pesca industrial, que se opuseram à criação da Resex. Mas com o apoio de abnegados pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e da realização de uma expressiva audiência pública que contou com mais de 400 pessoas, resistimos às pressões. Com a ampliação que fizemos da área do Parque Estadual da Serra da Tiririca, incluindo as ilhas Pai, Mãe e Filha, também ajudamos na criação da Resex de Itaipu e facilitamos sua fiscalização”, disse Minc.

Para cumprir suas metas preservacionistas, o Conselho Deliberativo da unidade de conservação possui representantes da população da região, órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada com atuação local.

Na cerimônia realizada no Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, que contou com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tomou posse como presidente do conselho da UC o chefe da Resex de Itaipu, Clarismundo Benfica do Nascimento.

Com cerca de 3.990 hectares, a Resex abrange áreas marinhas de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga e o espelho d´água da Lagoa de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. Criada em 2013, a Resex Itaipu tem como objetivo proteger os meios de sustento da população de pescadores artesanais tradicionais da região de Itaipu e ainda garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis em sua área de abrangência.

Quando esteve à frente da Secretaria do Ambiente (SEA), Minc foi o grande incentivador da criação da Resex Marinha de Itaipu, enfrentando uma série de pressões políticas contra a sua aprovação. Em sua gestão, a Superintendência de Biodiversidade e Florestas da SEA retomou – a pedido dos pescadores artesanais de Itaipu, na Região Litorânea de Niterói – o processo iniciado em 1998 – mas não concluído pelo Ibama – de criação da Resex.

Segundo a superintendente de Biodiversidade e Florestas da SEA, Alba Simon, a Resex Marinha de Itaipu é relevante para a conservação socioambiental da região pois protege os meios de vida e a cultura da comunidade tradicional de pescadores artesanais, além de assegura o uso sustentável dos recursos naturais.

Na Praia de Itaipu existe uma comunidade de pescadores artesanais que sobrevive da pesca há várias gerações, resistindo a mudanças sociais e a ameaças ao ecossistema costeiro. “A região marinha de Itaipu é uma área peculiar na costa do Estado do Rio de Janeiro por concentrar diferentes habitats e receber continuamente contribuições de águas oceânicas e continentais, o que favorece a prática da pesca artesanal”, afirma Alba.

A pescaria na região é praticada por cerca de 260 pescadores. Dados do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense registra a ocorrência de cerca de 140 espécies de peixes na região dos costões, recifes, Lagoa de Itaipu, no entorno das ilhas do Pai, Mãe e Filha e na praia propriamente dita. Destas, 31 espécies são a base da pesca tradicional, tais como o linguado e o cação-anjo, que garantem a sobrevivência dos pescadores tradicionais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s