Transportadoras de lixo serão obrigadas a instalar rastreadores eletrônicos

Projeto de lei aprovado pela Alerj evitará despejo ilegal de poluentes em rios, lagoas e terrenos, beneficiando saúde da população

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou hoje (22/5) projeto de lei do deputado Carlos Minc que obriga as empresas transportadoras de lixo residencial, hospitalar e industrial a equipar seus caminhões com rastreadores eletrônicos (via GPS).

O PL 3038/2010 segue agora para sanção do governador Luiz Fernando Pezão. “Com o rastreador, vamos evitar que materiais perigosos sejam despejados em solos, rios e terrenos, contaminando o meio e a saúde da população”, disse Minc, lembrando que com este tipo de equipamento as autoridades poderão fiscalizar melhor as transportadoras do setor.

Segundo Minc, com o novo equipamento, serão evitados casos como o ocorrido no último Carnaval, quando a empresa responsável pela exploração dos banheiros químicos públicos foi denunciada como tendo despejado os dejetos recolhidos no meio ambiente.

Em investigação conduzida por Minc, na qualidade de vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, foi constatado que 70% dos dejetos recolhidos nos barreiros químicos durante a festa não foram entregues, como havia sido determinado por contrato, na Estação de Tratamento de Esgoto de Alegria, no Caju.

“Com os rastreadores, evitaremos também casos como o de despejo ilegal de lixo industrial em áreas dominadas por traficantes no entorno dos antigos lixões de Gramacho, em Duque de Caxias, e de Itaóca, no Município de São Gonçalo”, afirmou Minc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s