Comissão do Cumpra-se! da Alerj promove ato público Passe-Livre da Saúde Mental

Usuários reclamam que governo estadual cria obstáculos à gratuidade no transporte para atendimento psiquiátrico diário em hospitais e ambulatórios

passelivre

Quando: segunda-feira (2/6); às 12h30

Onde: em frente à Secretaria de Estado de Transportes (Av. Copacabana, 495, entre as ruas Hilário de Gouveia e Paula Freitas, em Copacabana, Zona Sul do Rio)

Com a participação de usuários dos serviços de Saúde Mental e faixa de protesto, a Comissão pelo Cumprimento das Leis da Alerj promove, nesta segunda-feira, o ato público Passe-Livre da Saúde Mental, para pressionar a Secretaria de Estado de Transportes a agilizar a concessão – como manda a legislação – de passes-livres nos transportes públicos para os usuários de serviços de doenças crônicas e saúde mental.

A Secretaria de Transportes tem desrespeitado a Lei 3650/01, de autoria dos deputados Carlos Minc e Paulo Pinheiro, que obriga a concessão de transporte gratuito para pessoas em tratamento psiquiátrico que precisam ser atendidas em hospitais-dias e ambulatórios, dentre outros serviços do sistema de saúde.

Usuários reclamam, de forma crescente, que a secretaria não concede passes-livres ou demora muito para concedê-los. Assim, por falta de recursos para as passagens, muitos usuários não conseguem passar pelo indispensável tratamento.

“Garantir o passe especial em trens, ônibus, metrô e barcas é fundamental para cumprir a Reforma Psiquiátrica e o tratamento nos serviços ambulatoriais para os usuários. De pouco adianta a humanização, a criação de hospitais-dia, de centros de convivência e oficinas terapêuticas se os usuários não possuem condições de chegar até as unidades de tratamento. A nossa lei está em vigor”, disse Carlos Minc, presidente da Comissão do Cumpra-se! da Alerj.

Agrava a situação dos usuários do sistema a Secretaria de Transportes ter repassado à Fetranspor a administração do programa de concessão dos passes-livres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s