Campanha Pare no Automático

Ao abastecer seu veículo, pense no planeta e na saúde do frentista

#PareNoAutomático

Prefira o álcool – produzido a partir de fonte renovável, a cana de açúcar – que é neutro em carbono e melhor para o clima. Mas se optar pela gasolina, não encha o tanque até a boca – pare na trava de segurança, para evitar que o frentista inale o benzeno presente na gasolina.

O benzeno é tóxico, ataca o Sistema Nervoso Central, faz mal ao fígado e aos rins. Quando inalado pelo frentista, aumenta em quatro vezes o risco de que contraia câncer e leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue, o que diminui a resistência do organismo a doenças).

Em defesa da saúde do trabalhador – uma das principais bandeiras do nosso mandato –, lançamos a campanha nacional #PareNoAutomático, em junho de 2014, em um posto de gasolina em Botafogo, com o sindicato dos frentistas.

Realizamos então um teste que demonstrou que encher até a boca aumenta em 400% a exposição ao benzeno e o risco de câncer.

No Brasil, existem leis estaduais que protegem os frentistas, obrigando os postos de gasolina a parar sempre no automático – como a Lei 16333/14, de Santa Catarina, e a Lei 6964/15, do Rio de Janeiro, de autoria do deputado Paulo Ramos.

Relançamos a Campanha do Cumpra-se! #PareNoAutomático para que os motoristas e postos de combustíveis respeitem o que determina a lei, parando no automático.

Articulamos o apoio de diversas instituições de saúde e de organismos sindicais, como a Fiocruz, a CUT e a Força Sindical, áreas da saúde e trabalhistas, secretarias e ministérios.

Caso queiram engrossar a onda verde #PareNoAutomático, em prol da saúde do planeta e dos frentistas, divulguem a campanha em suas redes sociais, sites e publicações.

Cumpra-se!

BENZENO3

 
ipp
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s