Governo do Estado inaugura sistema de esgotamento sanitário em Arraial do Cabo

Durante três anos, aprovamos projetos, recursos e fiscalizamos as obras de Saneamento Ambiental em Arraial do Cabo, em Monte Alto e Figueira, agora concluídas. Fazem parte do nosso esforço maior de despoluir a Lagoa de Araruama, contemplando obras em Cabo Frio, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Araruama e os demais municípios da Região dos Lagos. Aliada às dragagens, ao defeso do pescado da lagoa e à fiscalização, voltaram o Campeonato Nacional de Windsurf e o Festival Nacional do Camarão. E foram pescadas Perumbebas de 14 kgs, conforme foto publicada na coluna do Ancelmo.

 

 

ETE Figueira vai beneficiar nove mil habitantes

 

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) inaugurou nesta quinta-feira (3/7) Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro de Monte Alto, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A cerimônia contou com as presenças do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, e autoridades locais.

 

 

O novo sistema de coleta e tratamento de esgoto beneficiará nove mil habitantes, além de reduzir a quantidade de esgoto in natura despejado na praia de Monte Alto.

 

Além da Estação de Tratamento de Esgoto de Figueira, com capacidade para tratar 15 litros de esgoto por segundo, foram construídas três estações elevatórias e implantada rede coletora de esgoto, com cerca de dez quilômetros. Também houve a implantação de quatro quilômetros de rede de recalque, de 128 poços de visita e de 1500 ligações domiciliares.

 

“Com essa importante iniciativa do Governo do Estado, os habitantes de Arraial do Cabo passarão a contar com um bem precioso, que é a água potável dentro de casa. Isso é mais conforto para a população. A qualidade de vida vai melhorar ainda mais com a chegada de saneamento básico, que significa mais do que o tratamento de esgoto, significa saúde para a população”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente Carlos Portinho.

 

O governador destacou que a obra vai tratar do esgoto e melhorar o meio ambiente:

“Toda obra de saneamento igual a essa é estratégica para o Estado, já que é uma das regiões de maior potencial turístico do estado e do País. Tratar o esgoto antes de jogar in natura no mar e nas lagoas é muito importante”, informou o governador.

Pezão ressaltou ainda que o Governo do Estado quer cada vez mais usar os recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) com essa destinação.

As intervenções contaram com recursos de R$ 12,5 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), através da Secretaria de Estado do Ambiente, e tiveram duração de um ano e cinco meses.

A empresa Colletts & Sons S/A, vencedora da licitação realizada em 2012, construiu o Sistema de Esgotamento Sanitário, que será operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos do município de Arraial do Cabo. A Prefeitura está em fase de cadastramento e ligações internas dos domicílios de Monte Alto, um dos bairros mais jovens do município e considerado como uma área de expansão de Arraial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s