Homenagem a capoeiristas do Rio

Iniciativa do deputado Carlos Minc, ato homenageou 54 capoeiristas por trabalho social e de resgate cultural

ipp

Diante de um auditório lotado com mais de cem pessoas e ao som de berimbaus e atabaques, o deputado Carlos Minc entregou hoje (21/8) a Moção de Congratulações e Louvor da Alerj ao Movimento dos Capoeiristas do Rio de Janeiro.

Minc lembrou a presença da capoeira na história brasileira, desde a época da escravidão, e o trabalho social promovido em áreas mais carentes, como favelas. “Com o movimento de resistência, com o ensinamentos dos nossos jovens, vocês estão resgatando a cultura brasileira”, afirmou.

A homenagem – realizada no auditório do prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na Praça 15 – deixou emocionados capoeiristas do porte de Mestre Genaro e Mestre Paulinho Meia-Lua, que enfatizaram ser a primeira vez que recebiam o reconhecimento oficial por um trabalho histórico de resistência cultural.

“A capoeira é cultura, é esporte, é ciência, é filosofia. A capoeira é estado de espírito, é alegria de viver”, disse Paulinho Meia-Lua, continuando: “Nós somos o braço armado da resistência negra no nosso país”.

Meia-Lua lembrou que a capoeira é o segundo maior esporte praticado no Brasil e tema de dezenas de teses universitárias em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Ao lembrar do trabalho social desenvolvido em favelas, defendeu o apoio à profissionalização dos capoeiristas. “Nós merecemos um pouco mais de respeito.”

Ao todo, foram homenageados 54 mestres de capoeira com a Moção de Congratulações e Louvor. Um dos articuladores da homenagem, o professor de geografia Pedro Gerolimich defendeu a implantação da capoeira na grade curricular das escolas de tempo integral. “A capoeira já mudou e continua mudando a vida de vários jovens que poderiam ter se perdido na vida do crime”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s