Deu na mídia – Brasil Econômico(18/09/14): Mais de 900 municípios têm programas de reciclagem

brasil economico

Brasil Econômico(18/09/14): Mais de 900 municípios têm programas de reciclagem

http://bit.ly/1wJ7OYX

Como revela o Brasil Econômico, 17% das cidades brasileiras já têm programas de coleta seletiva. Temos parcela de responsabilidade nessa boa notícia. À frente do Ministério do Meio Ambiente, batalhamos para aprovar a Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Parada há 16 anos no Congresso Nacional, a lei acabou sancionada por Lula em 2010, prevendo o fim dos Lixões e o aumento progressivo da Reciclagem, junto às Cooperativas de Catadores e Prefeituras.

À frente da SEA, estimulamos os 92 municípios do Rio de Janeiro a alavancar a coleta seletiva domiciliar, lançando, em 2013, o Pacto pela Reciclagem – para organizar redes, qualificar e integrar cooperativas de catadores com os programas Fábrica Verde (que transforma lixo eletrônico em inclusão digital), Prove (de incentivo à reciclagem de óleo de cozinha usado), e Entulho Limpo da Baixada (para o reaproveitamento de resíduos da construção civil).

Apoiamos também municípios em programas de coleta seletiva solidária e inauguramos, em 2013, o pioneiro Polo Reciclador de Gramacho, em Caxias, na Baixada Fluminense, para absorver 500 catadores que atuavam no antigo lixão de Gramacho. Catadores e catadoras, que antes trabalhavam em meio a ratos e mau cheiro, passaram a ter direito a vida profissional digna, em local limpo, coberto e com modernos equipamentos que agregam valor aos materiais que comercializam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s