Deu na Mídia – O Globo (14/11/2014): Dunas da discórdia

d1

d2

d3

Matéria de capa do Globo ‘Dunas da Discórdia’ revela que o presidente da CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental), Antônio Carlos Gusmão, se exonerou na própria reunião por discordar da diminuição da faixa de proteção das Dunas do Peró, em Cabo Frio. Em setembro de 2013, criamos a Faixa de Proteção às Dunas do Peró de 50 metros não edificantes. E outras condicionantes e restrições. Depois de vistorias e de relatório técnico que foi aprovado por unanimidade pelo CONDIR (Conselho Diretor do Inea), os empreendedores recorreram com base em um único parecer, feito por geólogo por eles contratado, que defendia a inacreditável redução da proteção para apenas 10 metros em torno das dunas.

Como presidente da Comissão pelo Cumpra-se! das Leis, da Alerj, exigi formalmente que outros pesquisadores, como a geóloga Kátia Mansur, da UFRJ, fossem ouvidos antes dessa medida temerária contra o princípio da prevenção. O atual secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho (eu, Marilene Ramos, André Ilha, Firmino e nossa equipe saímos da SEA e do INEA em janeiro passado), recusou fortemente o meu requerimento, o que resultou na demissão do Gusmão, digno presidente da CECA, funcionário de carreira há 30 anos. Enviamos todo o material ao Ministério Público Federal de Cabo Frio, que agirá.

Gusmão vinha sendo pressionado há três meses, e mal conseguia dormir. A Faixa de Proteção de 50 metros não afetava o Clube Med, distante das Dunas, mas sim outros quatro loteamentos contíguos.

Foto: Marcos Tristão

O Globo (14/11/2014): Dunas da discórdia
http://bit.ly/1GVV9Wa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s