Empresas se comprometem a doar resíduos para Polo Reciclador de Gramacho

Audiência da Comissão de Meio Ambiente da Alerj reuniu catadores, indústrias e shoppings para viabilizar ampliação da cadeia da reciclagem

Empresas se comprometem a doar resíduos para Polo Reciclador de Gramacho

Em audiência pública promovida hoje (27/11) pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para a busca de novos parceiros que doem resíduos de boa qualidade para o Polo Reciclador de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o representante do supermercado Carrefour, Fernando Careli, foi um dos que se comprometeram a colaborar com a iniciativa.

Convocada pelo vice-presidente da comissão da Alerj, deputado Carlos Minc, a audiência contou com a participação, dentre outros, do secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caixas, Luiz Renato Vergara, e de representantes de cooperativas de catadores, Pangea, Refinaria Duque de Caxias (Reduc), supermercados e shoppings instalados nesse município da Baixada Fluminense.

“A ideia é que o polo seja progressivamente ampliado, não só na quantidade, mas também na atuação, e que, futuramente, com as parcerias de empresas, shoppings e de prefeituras, possa ter uma unidade do Prove, da Fábrica Verde e de outros projetos ambientais”, afirmou Minc.

Com a doação de resíduos recicláveis de boa qualidade e em grande volume, as cooperativas de catadores que atuam no polo poderão agregar mais valor aos materiais a serem vendidos para a indústria da reciclagem.

Principal fornecedor de matéria-prima do Polo Reciclador de Gramacho, a Refinaria Duque de Caxias destina mais de 90% de seus resíduos ao polo. “A refinaria é um grande gerador de resíduos, dentre eles papel, plástico e vidro. É uma experiência bem-sucedida, e queremos avançar nessa parceria para servir de exemplo para todo país aderir à coleta seletiva”, disse o representante da Reduc, Marcelo dos Santos Lara.

Pioneiro no país, o projeto do Polo Reciclador de Gramacho começou a virar realidade quando Minc era secretário estadual do Ambiente. Ao assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com a SEA, a Reduc se comprometeu a investir R$ 3,5 milhões para instalação do empreendimento, com maquinário moderno, como esteiras, moinho de PET e compactadores.

Inaugurado em novembro de 2013, o primeiro polo de reciclagem do país, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi uma das demandas apresentadas pelos catadores depois do fechamento do antigo lixão de Gramacho, em 2012. Os galpões foram construídos em terreno de 4,20 hectares, em Jardim Gramacho, cedido por 20 anos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O Polo Reciclador de Gramacho é estruturado com dois galpões, voltados para recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos para venda. Administrado por uma rede de cooperativas – Cooperjardim, Coopercaxias, Coopergramacho, Coopercamjg – e a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Gramacho, já reúne o trabalho de 200 catadores. A meta é contar com o trabalho de 500 catadores que atuavam no antigo lixão de Gramacho.

“O Polo Reciclador de Gramacho foi uma vitória da nossa organização. Mas ainda temos que avançar na criação de empregos e na qualificação das cooperativas. Para gerar mais emprego, precisamos aumentar a produtividade, que está ligada ao aumento da renda. Hoje, os dois galpões estão operando com 70% de sua capacidade, e esse é o motivo da nossa audiência. Viemos buscar novos parceiros que possam dar conta dos 100% da capacidade desses galpões e dar continuidade ao projeto”, disse Tião Santos, presidente da Associação de Catadores e amigos de Jardim Gramacho e representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s