Deu na Mídia (10/3/2015) – Pobre Guanabara! (Extra, Extra! – Berenice Seara)

A coluna Extra-Extra! toca num ponto importante para conseguirmos avançar com o saneamento da Baía de Guanabara: a Prefeitura do Rio precisa começar a operar a UTR do Rio Irajá (Unidade de Tratamento de Rio para tratar suas águas poluídas, antes que estas atinjam a baía). Em 2011, em troca de recursos para a Rio Águas e para obras de despoluição em São Conrado e Ilha do Governador, o prefeito Eduardo Paes me prometeu que o município iria operar a unidade. Mas não cumpriu a promessa! Pobre Guanabara!

As UTRs não substituem o saneamento, são complementares e transitórias. Foram adotadas como alternativa para acelerar a limpeza da Baía de Guanabara, pois retiram 80% da carga poluente de cada um dos principais rios que deságuam em suas águas. A do Rio Irajá, que construímos quando estivemos à frente da Secretaria do Ambiente, reduz 12% da poluição orgânica que chega à baía.

O saneamento tem que seguir rio acima, pela saúde pública! A principal causa da mortalidade infantil são doenças causadas por água contaminada. Mas enquanto as cidades do entorno da baía não fazem a sua parte, as UTRs são importantes para atenuar a poluição da Baía de Guanabara, independentemente da realização de competições náuticas das Olimpíadas do Rio.

berenice

Extra (9/3/2015): Pobre Guanabara! (Berenice Seara)

http://www.clipnaweb.com.br/govrio/consulta/materia.asp?mat=315407&cliente=govrio&

UTR do Rio Iraj+í 07  033

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s