MP: 42 policiais civis foram denunciados por sumiço de armas

Na CPI das Armas, promotor diz também que enviará dados de mais de 120 IPMs envolvendo PMs com roubo de armamento 

Em depoimento hoje (19/11) à CPI das Armas, na Alerj, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, Walter de Oliveira Santos, se comprometeu a enviar, em dez dias, todos os inquéritos com 42 policiais civis denunciados e mais 120 Inquéritos Policiais Militares (IPMs) em que policiais militares foram denunciados à Justiça por roubos ou desvios de armas. Santos se desculpou pelo atraso no envio destas informações à CPI das Armas.

Por sua vez, a CPI decidiu convocar o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, para esclarecer os dados apresentados anteriormente pelo MP, os procedimentos e a baixa efetividade das denúncias à Justiça destes casos, em que apenas 3% relativos a 1.870 inquéritos abertos, nos últimos dez anos, sobre furtos, roubos e extravios de armas em unidades das polícias Civil e Militar, se transformaram em ações judiciais.

Presidida pelo deputado Carlos Minc, a CPI das Armas decidiu ainda realizar vistoria no Batalhão de Choque da PM na próxima terça-feira, às 10h. Neste batalhão de elite da PM, foram roubadas muitas armas, algumas em um veículo que entrou e saiu pelo portão principal.

Os integrantes da CPI das Armas decidiram também requerer informações às Forças Armadas sobre o conjunto de armas e munições roubadas dos seus quartéis entre 2005 e 2015. O Comando Militar do Leste já havia informado à CPI que, de 411 fuzis emprestados pelo Exército à PM, a partir de janeiro de 2005, 12 foram extraviados e um roubado. Agora, os parlamentares querem saber se mais armamento das Forças Armadas foram extraviados.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, Walter de Oliveira Santos, durante a CPI das Armas -Rafael Wallace

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s