Quem apoiar para a Prefeitura do Rio?

Prezados parceiros (as), amigos (as) e companheiras (os),

O momento está tumultuado, exige serenidade, autocrítica, reflexão e resgate de valores e esperanças . Dúvidas quanto ao futuro, tristeza pela deterioração do quadro político e ético, frustração pela situação que vivemos e repulsa total ao golpe do impeachment em curso. 2016 é também um ano de eleições municipais, e neste cenário de incertezas precisamos nos unir. Defendi fortemente a constituição de uma frente de esquerda, com Freixo, Molon e Jandira. Como isso infelizmente não ocorreu, me dirijo a vocês nesta consulta para agirmos, não podemos nos omitir.

Vocês acompanharam que me desfiliei do PT há 3 meses. Elaborei uma Carta explicativa, que foi amplamente divulgada, listando os nossos significativos acertos e os graves erros políticos, éticos e econômicos que foram cometidos. Foi uma decisão difícil, mas não saí com ressentimento. Como qualquer decisão, houve quem aprovasse e quem criticasse. Cerca de 75% de respostas e comentários (incluindo Twitter e Face) concordaram com a decisão. Sigo independente, ainda não optei por um partido, para o que pretendo consultar meus eleitores e apoiadores, sempre mantendo os mesmos compromissos com as lutas ecológicas, sociais e libertárias, norteadas pelos meus mestres Betinho e Chico Mendes.

Neste período participei ativamente de todas as manifestações contra o golpe – como na praça XV e na Fundição; estive na ocupação do Palácio Capanema – contra a extinção do Ministério da Cultura, luta que foi parcialmente vitoriosa; e contra a extinção (fusão) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Alerj, segui combativo, presidindo a CPI do Roubo de Armas, aprovando a Lei de Eleição de Diretores das Escolas Públicas Estaduais e as leis pró-Ciclovia e Energia Solar. Sempre dialogando com os movimentos sociais e a academia, promovemos audiências públicas sobre Reciclagem, com cooperativas de catadores, e contra a homofobia, aprovando recursos para os centros de referência, que estavam sucateados.

Nas eleições para a Prefeitura do Rio, acompanhei os desdobramentos do encontro entre Freixo, Molon e Jandira. Infelizmente a frente não foi constituída. As três candidaturas só chegaram a um acordo de não agressão no 1º turno e de apoio recíproco do 2º, caso alguma destas lá chegue (este é o problema maior). De toda forma, vou participar da campanha, apoiando na capital e no interior candidaturas a prefeito e a vereador que se identificam com as bandeiras, propostas e lutas que desenvolvemos ao longo destes muitos anos.

A eleição mais simbólica (e difícil) será na capital, e terá repercussões fortes no estado e nacionalmente. Faço então esta consulta a vocês, e peço que me respondam por email, Face ou Twitter: qual a sua candidatura preferencial para apoiarmos no Rio de Janeiro, no 1º turno? Qual delas terá maior chance de chegar ao 2º turno?

Poderemos receber também respostas sobre candidaturas em municípios do interior e a vereadores. Não vamos nos omitir num momento tão difícil e decisivo. Devemos todos participar fortemente. Estamos abertos a sugestões para nossa futura filiação partidária, o que é outra questão, e que só iremos decidir após estas eleições.

Aguardo suas respostas e agradeço antecipadamente.

Saudações ecológicas, sustentáveis e libertárias do Carlos Minc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s