Conheça o Minc
Em seu décimo mandato de deputado estadual, Carlos Minc (PSB/RJ) é recordista de aprovação de leis no Rio de Janeiro: mais de 250 até agora. Defensor do socialismo libertário, luta por mais qualidade de vida e pela preservação ambiental, pelos direitos de cidadania, das mulheres, dos negros, dos LGBTQIAP+, combatendo o machismo, o racismo, a homofobia, a intolerância religiosa.
Minc tem também ação parlamentar voltada para outros temas, como segurança pública, saúde no trabalho, ética na política e fiscalização do orçamento estadual e de sua execução. Minc é defensor dos pescadores artesanais, catadores de resíduos recicláveis, rádios comunitárias, da saúde do trabalhador, de políticas democráticas de drogas e humanização da saúde mental.
Carlos Minc foi secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e ministro do Meio Ambiente (2008/10), nesse período foi reduzido pela metade o desmatamento na Amazônia, criou-se o Fundo Clima, Fundo Amazônia e o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a ter metas para a redução das emissões de carbono.
Nascido em 1951, no Rio de Janeiro, Minc é casado e pai de dois filhos. Estudou no Colégio Aplicação da UFRJ. Foi vice-presidente da AMES (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) em 1967, tendo participado da resistência contra a ditadura militar. Exilado, voltou ao Brasil em 1979, com a Anistia.
Em 1989, recebeu o Prêmio Global 500, concedido anualmente pela ONU aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente. Professor-adjunto licenciado do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne (1984).